sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os tímidos também têm vez

Ou pelo menos deveriam.



Este texto nada mais é do que uma carta revoltada de uma tímida convicta vítima do preconceito. Sim, caros leitores, já é hora de tentarmos combater este mal tão visível e mesmo assim ignorado. Tanto ouvimos falar de preconceito racial, social, homofobia, sexismos e tudo mais, mas eis que esquecem de comentar o quanto os tímidos sofrem e são vitimados por essa espécie de exclusão social.
                Incontáveis vezes fui subestimada, em todas as situações, pelo fato de corar com facilidade e ter dificuldade em conversar com semi-conhecidos, conhecidos, ou até entre amigos (quando a quantidade destes é maior do que o que eu sou acostumada a lidar). Tudo bem, certo, admito que responder “que horas são?” ou se está “tudo bem” são coisas que podem possuir uma dificuldade maior que a real, que podem vir a exigir muito e que às vezes não estou psicologicamente preparada para aquilo, mas enfim... O ponto em que quero chegar é que nós não somos menos inteligentes, sagazes ou capazes do que qualquer um outro extrovertidozinho de araque. Há!
                Certa vez, há poucas semanas atrás, uma tia me olhou e disse: “Vanessa, como é que você – assim, tão caladinha – acha que vai se dar bem dentro do ramo do Direito? Você deveria se soltar mais, senão nunca vai conseguir ser uma boa advogada.” Na hora, confesso, minha única reação foi dar um sorriso de canto de boca e a poupar de um comentário de PH extremamente ácido. Contudo, calei. Por educação, até. Por não achar que valesse a pena discutir algo tão banal e ainda por cima que discordo com tanta veemência. Fui recriminada por isso. E creio não ter sido a única a quem já sugeriram algo semelhante. Eu deveria ter tentado esclarecer que o fato de eu não precisar me posicionar acerca dos comentários sobre a morte da bezerra, não implica dizer que eu sou retardada. Quando o assunto é de meu interesse, não hesito em falar, pelo contrário, acabo por me estender e discutir até as entrelinhas daquilo. Sou perfeitamente capaz de desenvolver um diálogo quando necessário, só não tenho essa ânsia desesperadora por conversar com qualquer um e a qualquer momento.
                “Antes tímida que efusiva. Antes silenciosa que uma tagarela insuportável.” Eu penso.
                Cada um tem direito de decidir onde e quando se sente à vontade para falar, sorrir, dançar. Tímidos do mundo, uni-vos. Já está na hora de ficar explícito que subestimar-nos é idiotice, que somos dignos de respeito e que podemos ser bem melhores se tivermos o apoio dos demais. Embora pareça, essa última frase não possui intuito de apelo, já que por mais que hajam diversos pontos negativos: não há nada melhor do que surpreender e ser aplaudido de pé por quem antes te julgava incapaz. Falar na hora certa é uma arte.  E tímido também é gente!

3 comentários:

  1. Aonde assino? hahaha

    Me identifiquei profundamente com teu texto, pois sofro com o mesmo fato. Não entendo porque o extrovertido é tão exaltado, do mesmo jeito que isto é uma caracteristica da pessoa, ser tímido também é, e eu não estou nem aí, porque eu sou assim, é meu jeito, minha originalidade.

    Ainda sou duplamente afetado por ser canhoto, este sim o preconceito mais idiota que o mundo inventou, mas deixa isto pra outro texto. haha

    Manoel 'Júnior' Martins

    ResponderExcluir
  2. eu sofro muito com o preconceito por ser timida. praticamente nao tenho amigos, pois pouquissimas pessoas fazem questão de manter uma amizade comigo (sou vista pelos outros como estranha, retardada, débil) e o pior de tudo é ter sua propria mãe dizendo pra vc o tempo todo "vc precisa mudar!" cara, é meu jeito! eu nasci assim. e as pessoas acham que timidez é defeito, é doença. já eu penso que um extrovertido escandaloso é muito mais vulneravel, pois sai por ai se exibindo, contando detalhes da sua vida a desconhecidos e muitas vezes sao tão avoados que nem percebem o que acontecem a sua propria volta. julgam sem conhecer. e eu estou penando por isso, ja estou ha quase 2 anos lutando pra conseguir um emprego e me julgam tanto pela aparencia quanto pela timidez. a gente sofre muito. é muito triste

    ResponderExcluir