sábado, 20 de novembro de 2010

Indignação.

Estava eu a visualisar humildemente a minha caixa de entrada, quando me deparo com um e-mail intitulado de "Ignorantes!". Não sei se por falta do que fazer ou por curiosidade, decidi abri-lo antes de apagar. O conteúdo tratava-se de diversos "flagras" feitos em alguns sites da internet (no caso, facebook e twitter) xenófobos, referentes ao Nordeste. Segue o print:






























Primeiramente, gostaria de me identificar como uma brasileira, nordestina, paraibana e DO INTERIOR. Nasci e passei a maior parte da minha vida na cidade de Pombal, sertão paraibano, com pouco mais de 30 mil habitantes e com um nível de desenvolvimento baixo. Recentemente, devido aos estudos, passo a maior parte dos meus dias em outra pequena cidade aqui perto, Sousa, pouca coisa maior que Pombal. Nunca tive vergonha de ser de onde sou, pelo contrário. A cultura do meu estado e das cidades onde morei é de uma riqueza incomparável. 

Tenho esse blog como a única forma de me expressar publicamente e quero utilizar disso pra retratar o tamanho da minha indignação perante a pequenez desses seres. Há tanto para ser falado, que confesso estar meio perdida em como começar, mas enfim... Antes a defesa:

@mayarapetruso devia saber que sem os nordestinos que migraram para sua tão amada São Paulo, a cidade não funcionaria. Sim, era muito bem feito, e eu realmente AMARIA ver todos os meus conterrâneos voltar para cá. Além de que teria a certeza de que a grande São Paulo pararia por não conseguir seguir adiante sem todas as babás, os pedreiros, empregadas domésticas e todas mais profissões de grande valor que são desvalorizadas por alguns. Pessoas menos favorecidas economicamente, que têm a ilusão de que o Sudeste é a solução para todos os problemas, e não é. Observa-se isso pela quantidade de gente que volta de lá transtornada e arrependida de ter saído da terra Natal. Nordestino não é gente? Lógico, querida, sua conceituação de GENTE é equivalente à minha de GENTINHA. E o que seria GENTINHA pra mim? Pessoas ignorantes, burras e vergonhosas como você. Não possuidoras de um pensamento crítico e bitoladas por ideais preconceituosos e idiotas. Se alguém tem que ter pena de alguém nessa história, esse alguém são os nordestinos, posso te assegurar.
... Quanto à "bolsa 171", sou contra esse tipo de campanha afirmativa e condeno o governo por esse comportamento, mas gostaria de lembrar-lhe que o Nordeste também paga impostos e que o programa é para o Brasil como um todo. Sem mais.

@Dannymiguxas. O que esperar de uma pessoa que se auto-titulou "Dannymiguxas"? Acho que é melhor poupar caracteres para os proximos.

@vgiovanna O que não deveria existir é gente com uma capacidade mental reduzida como a sua, que aposto não conhecer sequer o significado da palavra ignorância e ser um exemplo vivo desta.

@kevenpancho Jogar a culpa nos outros é algo fácil, não é? Difícil é ter decência para assumi-la e não covardia para se esconder atrás da bandeira de um Estado.

@Pedrocamarguito nem sequer possui noção gramatical, então evito maiores comentários.

@renatamol eu não custo a entrar em luto, acho que o Brasil inteiro deveria entrar junto comigo, por saber que aqui existe gente com uma mente tão fechada e tão sem bom senso. Realmente é uma pena.

@fabiocampa Sabe o que significa escória? Ou achou a palavra bonita quando viu em algum outro twitter desprovido de qualquer força intelectual?

@iuri_95 Nos acusou de sermos analfabetos e de possuirmos a cabeça chata... tsc, tsc, tsc. É isso que dá as mães deixarem os filhos soltos na internet como hoje em dia, as crianças não têm conhecimento necessário para sequer raciocinar e dá nisso, vão falar besteira em site de relacionamento. Eu poderia ignorar esse comentário, mas não. Esse é digno: Foi da minha pequena e pacata cidade do interior paraibano que saiu o maior economista brasileiro, Celso Monteiro Furtado. Numa cidadezinha aqui ao lado, Aparecida, pouco mais de 7 mil habitantes, há um concurso de poesias conhecido internacionalmente e conceituado como um dos melhores. Evito falar sobre os outros tantos gênios que sairam do meu Estado, como Ariano Suassuna, Hebert Viana, Zé e Elba Ramalho, pois você provavelmente nunca ouviu falar deles. Ocupa sua mente com Justin Bieber e Lady Gaga, aposto, porque isso sim é cultura! Porque isso sim é mostrar ser uma pessoa descolada e moderna, não é? Segue em frente, querido. Vou torcer pra que você consiga desenvolver seu psicológico e aprenda ao menos a separar o vocativo da oração por vírgula, ok?

@rachelmorelli não sabe usar pontuação e chama os nordestinos de antas. rs

@joelhob implicou tanto com o ORGULHO de ser Nordestino que senti até uma ponta de inveja.

@luquinh4x "twittou" recentemente o seguinte: "Regra são regras... Se não tivermos regras, somos apenas selvagens !" Sinto-me tentada a dizer o seguinte: que devia haver um plural na primeira "regra" citada, e que ele devia começar a respeitar as gramaticais antes de escrever qualquer coisa, rs. E que pra ser selvagem, não só é preciso descumprir regras, mas ter pensamentos pequenos como os dele próprio. De julgar uma determinada pessoa por a região em que vive. E digo mais: de julgar uma região que com certeza desconhece. Nenhuma ANTA SUDESTINA pode negar a beleza das nossas praias e o privilégio que é viver nessa terra LINDA, de pessoas SIMPLES, que conhecem o verdadeiro VALOR do verbo viver. Que têm um céu bonito pra olhar, e não possuem um ar sombrio e cinzento cobrindo suas cidades.

@_mahromano EU ME ORGULHO. E não, não vou me matar.

@guibianchi_ Diz que nordeste é igual a atraso... Peço agora que conceitue evolução.

@fabiocampa Seria um prazer nos desfazer de pessoas como você, separar nossas áreas. Mas conheço muita gente legal que tem o desprazer de ser conterrâneo seu e não merece isso. E o "isso" que eu me refiro, é de ficar preso a imbecis da sua espécie.

@purityart é mais um revoltado sem noção gramatical e sem bom senso.

@Toccafondo: só avisar que "cu" não é acentuado, ok? hihi

_______________________

Analisando o nível intelectual dos donos das afirmações, creio que já se pode analisar com mais realidade quem são as antas, os idiotas, o atraso e a vergonha brasileria! Sim, VOCÊS SIM SÃO A ESCÓRIA DA HUMANIDADE. E finalizo com uma frase do Ariano: "Não troco meu 'oxente' pelo 'ok' de ninguém!"

A todos, um bom fim de semana.





4 comentários:

  1. Já que existe no sul esse conceito
    Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
    Já que existe a separação de fato
    É preciso torná-la de direito
    Quando um dia qualquer isso for feito
    Todos dois vão lucrar imensamente
    Começando uma vida diferente
    De que a gente até hoje tem vivido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente
    Dividindo a partir de Salvador
    O nordeste seria outro país
    Vigoroso, leal, rico e feliz
    Sem dever a ninguém no exterior
    Jangadeiro seria o senador
    O cassaco de roça era o suplente
    Cantador de viola o presidente
    O vaqueiro era o líder do partido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente
    Em Recife o distrito industrial
    O idioma ia ser nordestinense
    A bandeira de renda cearense
    “Asa Branca” era o hino nacional
    O folheto era o símbolo oficial
    A moeda, o tostão de antigamente
    Conselheiro seria o inconfidente
    Lampião, o herói inesquecido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente
    O Brasil ia ter de importar
    Do nordeste algodão, cana, caju
    Carnaúba, laranja, babaçu
    Abacaxi e o sal de cozinhar
    O arroz, o agave do lugar
    O petróleo, a cebola, o aguardente
    O nordeste é auto-suficiente
    O seu lucro seria garantido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente
    Se isso aí se tornar realidade
    E alguém do Brasil nos visitar
    Nesse nosso país vai encontrar
    Confiança, respeito e amizade
    Tem o pão repartido na metade,
    Temo prato na mesa, a cama quente
    Brasileiro será irmão da gente
    Vai pra lá que será bem recebido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente
    Eu não quero, com isso, que vocês
    Imaginem que eu tento ser grosseiro
    Pois se lembrem que o povo brasileiro
    É amigo do povo português
    Se um dia a separação se fez
    Todos os dois se respeitam no presente
    Se isso aí já deu certo antigamente
    Nesse exemplo concreto e conhecido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    NORDESTE INDEPENDENTE - Bráulio Tavares/Ivanildo Vilanova

    ResponderExcluir
  2. "graças a Deus a esse estado de fraqueza eu já tô imunizado, minha nação é nordestina e traz no sangue o suor dessa caatinga. e tem no peito o alimento da fé, embora a seca tenha secado o seu pranto. o mundo agora vai ter que ouvir meu canto, sou renitente, continuo dizendo oxente"

    ResponderExcluir
  3. Não vale nem a pena discutir isso, esse povo quer aparecer, que que falem deles. Eu ignoro... um bando de ignorantes merece exatamento isso, serem ignorados.

    A unica coisa que consigo sentir para com essas pessoas, não é raiva nem indgnação... É PENA!

    ResponderExcluir
  4. A unica coisa que consigo sentir para com essas pessoas, não é raiva nem indgnação... É PENA! +1

    ORGULHO DE SER NORDESTINO!

    ResponderExcluir